Já ouviu falar em aceleração de negócios digitais? E no Lean Canvas?

Vou apresentar a você o método de desenho de negócios mais usado ultimamente no mundo: O Lean Canvas. Seria ele uma extensão do Business Model Canvas? Teoricamente sim, mas com diferenciais bastante consideráveis.
Leia o post e descubra porque o Lean Canvas é o sistema mais eficiente para acelerar seu negócio na internet!

O que é o Lean Canvas?

Um quadro de modelo de negócios, uma ferramenta de gerenciamento estratégico, um mapa visual pré-formatado que contém blocos do modelo de negócios.
Ele permite que você desenvolva e esboce o modelo de sua futura empresa, sejam eles novos ou já existentes. O padrão característico é parecido com o Canvas tradicional, o Business Model, mas com a seguinte alteração:
4 dos 9 itens que compõem o mapa da construção de negócios, são modificados para otimizar os processos. Podemos dizer que o Canvas tradicional auxilia no desenvolvimento de um plano de negócio, enquanto o Lean, no refinamento ágil do modelo.
O método, sem dúvidas, é o mais eficiente no que diz respeito à evolução rápida das ideias. E por isso aconselho que você o adote para acelerar seu negócio ou produto na internet.

De olho nas dificuldades

Quando colocamos o projeto no papel, identificamos e desenhamos mais facilmente as soluções do produto ou da própria empresa. Isso acaba nos cegando quanto aos possíveis riscos, ou seja, desvia o foco das dificuldades e barreiras que possam surgir no caminho.
Isso enfraquece o planejamento, já que em todo mercado existem ameaças que fazer seu negócio descer pelo ralo. O Lean Canvas te faz explorar mais os problemas, considerando os aspectos considerados arriscados em seu nicho de mercado.
Com isso você obtém conhecimento real sobre o que o seu público-alvo realmente necessita, fazendo com que esforços e investimentos desnecessários sejam poupados.

Onde aprendo a usar o Lean Canvas?

Fui o primeiro aluno do Programa de Treinamento Acelerador Digital, idealizado a partir do processo de aceleração que leva o empreendedor por 4 passos: mentalidade, planejamento, validação e vendas. O método trabalha o desenvolvimento de modelos de negócios digitais de forma criativa, inovadora, e como o nome sugere, acelerada.
Ligando os pontos, incluímos o Lean Canvas ao Programa de Treinamento, ampliando as possibilidades de sucesso de quem está começando a empreender na web. Em nosso canal no Youtube, lançamos O Desafio das 7 Semanas.  
Funciona da seguinte forma: Toda quinta-feira (começando no do dia 7/1), durante o período de 7 semanas, os inscritos terão acesso a uma aula completamente gratuita para aprender a usar o Lean Canvas e tornar real a validação de sua futura empresa.
No final do curso, eles estarão aptos acelerar e começar a executar a ideia de negócio dos sonhos. Além do desafio, você também pode acompanhar a série de vídeos que preparei para falar dos 4 passos do Acelerador Digital.
Seguem os dois links abaixo:
Desafio das 7 semanas (Lean Canvas)
Série de Vídeos Gratuita sobre aceleração de negócios

Qual foi o meu objetivo com este post?

  1. a) É possível tirar sua ideia da cabeça de forma mais segura; b) Um bom planejamento é essencial para alcançar seus objetivos; c) Estudar os problemas de seu modelo de negócios é essencial para prever o futuro; d) O Lean Canvas é uma solução perfeita para você acelerar seu negócio digital.

Interaja com um comentário, deixando sua dúvida ou observação. Farei questão de responder!

Juvenal

Empreendedor, Designer, Internet Marketer. Sua especialidade é se relacionar com as pessoas, participando com isso da transformação que o mundo digital esta proporcionando a todos que buscam trabalhar honestamente!
Fechar Menu