O Que o Google Meu Negócio Pode Fazer Pela sua Empresa

Você se lembra de como as coisas eram exatamente antes do Google? Chega a ser engraçado lembrar-se do tempo em que as agendas, listas telefônicas, enciclopédias e dicionários se dividiam em nosso cotidiano. Nessa época, para uma empresa ser encontrada, por exemplo, era quase um martírio.

Hoje, graças à evolução, isso mudou. Achar quem nos atenda se tornou possível em apenas um ou mais cliques. Por isso que quem deseja fazer a diferença no mercado deve garantir essa facilidade para conquistar consumidores. Nessa era do excesso de informação, ser encontrado na web deve ser objetivo de qualquer marca, empresa ou profissional.

Na busca por um eletricista, por exemplo, é normal que a primeira coisa a ser feita seja procurar no Google, visitar um blog e pedir indicações para amigos através de redes sociais. E para quem ainda não possui site, a melhor estratégia para ser encontrado pelo Google é através da busca local, ou local Search.

Fiz este post para exatamente explicar o que é esta busca e como ela funciona, o que muda com a chegada do Google Meu Negócio. E principalmente, como colocar a sua empresa neste ambiente.

Confira o post e não se esqueça de interagir com um comentário!

O que é o Google Meu Negócio?

Google Meu Negócio (no original, em inglês, Google My Business) se trata de um conjunto de funcionalidades e ferramentas grátis que o Google disponibiliza para empresas divulgarem seus negócios e possibilitarem a interação com seus clientes e pessoas interessadas.

Os principais beneficiados desse novo serviço são os negócios locais. Algumas funções, como a exibição no mapa e o horário de funcionamento e telefone são perfeitas para esse tipo de empresas. Mas não ache que o Google Meu Negócio serve só para esses modelos, pois até para negócios online, como um blog, por exemplo, é interessante e eficiente.

Importante destacar que não se tratam de novas ferramentas, pois todas elas já existiam. A diferença é que funcionavam de forma solta. Só que o Google Meu Negócio tornou as coisas mais simples. Ele permite que você se conecte diretamente com os clientes e potenciais clientes, que podem estar procurando você na Pesquisa do Google, no Google Maps ou no Google+.

Meu negócio se enquadra nesse sistema?
Você ainda pode estar com dúvidas pertinentes em relação a isso, e por isso me sinto no dever de te explicar um pouco mais sobre o processo. Minha intenção é que sua visão seja ampliada sobre como a ferramenta é útil para sua empresa. Para quem o Google Meu Negócio se destina?

1.       Negócios Locais: farmácias, escritórios, academias, lojas de cosméticos, lojas de noivas, pizzaria, restaurantes, floriculturas, hotéis, pousadas, escolas, cursos, oficinas, profissionais autônomos, lojas de decoração, clubes e todos negócios que tem uma sede física e dentre outros que se encaixam como anunciantes com a finalidade de captação de clientes em nível local;

2.       Negócios Online: lojas virtuais/e-commerce, sites e blogs também podem utilizar a funcionalidade, que dependendo da estratégia, pode ser bastante eficaz. A ferramenta permite melhor visualização do endereço e horário de funcionamento do negócio.

O que eu posso fazer no Google Meu Negócio?

Com o Google Meu Negócio, você pode fazer as seguintes coisas:

·         Atualizar informações sobre sua empresa, para que apareçam nos resultados das buscas e nos mapas do Google de forma mais eficiente;

·         Criar uma página na rede social Google+, onde você poderá compartilhar conteúdos (texto, notícia, fotos, etc.) sobre seu negócio;

·         Receber comentários sobre seu negócio e respondê-los;

·         Analisar informações estatísticas sobre as visitas que você recebe em sua página.

E o mais interessante é que você pode realizar todas essas coisas, tanto a partir do seu computador, quanto do seu tablet ou celular, através do aplicativo Google Meu Negócio disponível no Play Store. As informações necessárias para o cadastro são: nome da empresa, CEP, endereço, telefone e horário de funcionamento.

Um dos grandes diferenciais do Google Meu Negócio é que o pequeno empresário pode contar com uma excelente equipe de consultores para tirar suas dúvidas por meio do telefone, chat, e-mail ou videoconferência.

De acordo com o Google, a expectativa é que em um ano, a solução possa auxiliar pelo menos 6 milhões de pequenos negócios em todo o território nacional.

A decisão é sua

Apesar de toda evolução, ainda existem empresários que estão insistindo nos métodos antigos e falidos de divulgação, métodos que não dão mais resultados, alguns ainda não acordaram para a grande oportunidade que a internet nos proporciona.

A publicidade e o marketing tradicional ainda tem sua importância no mercado, mas não são mais suficientes para gerar resultados, principalmente no universo online. O Google Meu Negócio é uma das soluções. De repente esteja nele o caminho para sua empresa vencer a crise e alavancar as vendas em sua região.

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Juvenal

Empreendedor, Designer, Internet Marketer. Sua especialidade é se relacionar com as pessoas, participando com isso da transformação que o mundo digital esta proporcionando a todos que buscam trabalhar honestamente!
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